A Câmara Municipal de Câmara de Lobos esclarece que no âmbito da operação de limpeza e desmatação dos espaços públicos no Bairro Social da Palmeira apenas recolheu oito cães, incluindo uma ninhada de seis, todos encaminhados para a SPAD, a quem foi solicitada colaboração e nunca qualquer obrigação. Aliás conforme estabelecido na reunião prévia a esta iniciativa.
A acção em curso no Bairro da Palmeira, onde residem mais de 280 famílias, não se centra nos cães abandonados, mas sim na limpeza dos jardins e numa resposta às muitas reclamações dos moradores relativas à recente proliferação de ratos e de construções ad-hoc para criação de galinhas, sem o mínimo de condições e atentatórias da saúde pública. Trata-se de uma operação conjunta com o Instituto de Habitação da Madeira, proprietário do bairro.
A Câmara Municipal, reconhecendo e valorizando os direitos dos animais, tem desenvolvido acções de sensibilização e inclusivamente tem promovido nos últimos anos iniciativas de sensibilização para adopção de animais abandonados, e tem recorrido aos serviços da Sociedade Protectora dos Animais Domésticos (SPAD), sempre que a situação assim o exige, razão pela qual refuta todas as acusações que lhe possam ser feitas neste domínio.
A Câmara Municipal de Câmara de Lobos partilha dos princípios da participação cívica e louva aqueles que se movem por causas nobres. Contudo, também devemos ter noção que num concelho multifacetado como é Câmara de Lobos e com os problemas sociais que todos conhecem é imperioso definir prioridades.
A construção de um canil municipal já foi considerada, mas os valores envolvidos levaram a que a solução passe, nesta fase, por parcerias concretas com as instituições actualmente existentes, sempre na perspectiva de salvaguarda dos direitos dos animais, e esse cuidado temos tido e pode ser testemunhado pela SPAD.
http://www.dnoticias.pt/impressa/diario/cartasdoleitor/edicao-2010-07-16/218836-esclarecimento#comment-6458
Muito bom esclarecimento. Pelo menos até agora só mataram 8.
A questão é que, o objectivo inicial, eram os 40. Agora recuaram, pelo menos aparentemente.
Só tenho a louvar a atitude.
Agora, deixem as pessoas que percebem do assunto trabalhar.
Deixem a PATA esterilizar os animais e deixá-los ficar lá.
Os animais podem e devem servir para acções de desenvolvimento Humano.
Aguardamos novos episódios.
Sem comentários:
Enviar um comentário