"Se tens um coração de ferro, bom proveito. O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo o dia." José Saramago

https://www.facebook.com/associacao.animad

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Humanidade...que futuro?















O conceito de “beleza”, independentemente de ser verdadeira ou artificial, interior ou superficial, é sugado de uma forma estonteante pela sociedade actual.
Todos nós amamos a beleza e precisamos dela na nossa vida. Agora, a forma como a olhamos e a encaramos, pode influenciar o nosso dia a dia e a sociedade em si.
A mostra canina, nos Jardins do Lido no Funchal demonstrou isso mesmo.
Ali estava a face, a “verdade” que todos querem ver e mostrar.
A face da perfeição e do exemplar;
A face da promoção e do comercio de animais.
Uma vez mais, os cérebros dos senhores governantes desta ilha, todos perfilando a mesma ideologia falavam ao Zé povinho, da urgência das campanhas de esterilizações.
Pois… falar é muito bonito… agora ter os ditos cujos no respectivo lugar, para avançar com essa tão ansiada campanha é mais complicado!
Ali naquele recinto, pais com criancinhas e “amantes da beleza”, deslumbraram-se com as estrelas do dia, os cães bonitos, bem alimentados, na grande maioria cães de raça.
Acho lamentável que ainda se comprem animais, cães e gatos, quando temos centenas… milhares no corredor da morte...
O “rafeiro” da Madeira é um cão dócil, muito amigo do seu dono e de uma dedicação impressionante!
Para quem quiser comprovar isso, é só ir ao Canil da SPAD e ver, sentir, os olhos de todos aqueles animais fixos no nosso interior, tentando encontrar uma pontinha de sentimento que os ajude.
São olhos de pedido de socorro…
São olhos que transbordam tristeza e aflição…
São olhos que nos prometem o mundo...
Anualmente 3.000 mil animais são eutanasiados nesta Pérola do Atlântico, nas instalações da SPAD!
3000 Animais (os que são contabilizados)!!! 3000 animais numa Ilha com uma simples área de aproximadamente 740 Km2!
Como se já não bastasse os abandonos, os maus tratos as criações caseiras por falta de conhecimento, ignorância ou de dinheiro e os envenenamentos por parte de gente sem escrúpulos, inclusive por funcionários de autarquias, ainda se permite que, criadores de cães e gatos, sem controlo absolutamente nenhum, lancem ninhadas para o mercado a custos, muitos deles exorbitantes!
Pergunto-me o que acontecem às ninhadas de cães e gatos de raças que não são vendidos a tempo e a horas por esses senhores?
O que acontece a muitos dos cães comprados, quando deixem de ser uma novidade na família?
É simples...acabam na rua ou na SPAD para serem eutanasiados. Fazem parte dos 3000 que passam pela SPAD, sem contar com os muitos que morrem nas ruas sem serem contabilizados.
E, o povo superior, continua a assobiar para o lado e a deixar a banda passar.
É compreensível! Este povo, tem outros interesses, têm outros objectivos!
Ver passeá-los com um rafeiro!
Não! Isso seria péssimo para a sua imagem!
Colocar um rafeiro no banco da sua alta máquina!
Não! Isso não combinava!
Frequentemente, tenho que me controlar imenso, e infelizmente nem sempre consigo, quando por vezes ao passar na rua, vejo um papá ou uma mamã, puxar o braço da criança para que ela não faça um carinho no cão que, deitado a um cantinho da estrada, anseia por um carinho ou um pouco de comida.
O mais caricato é que, actualmente, fugimos das caraças e das pulgas e cada vez mais, somos mortos por doenças que o próprio humano criou.
Toco e acarinho um animal de rua e tiro-lhe uma caraça se isso por necessário!
Desde criança que fui educada com animais isso nunca prejudicou o meu crescimento, a minha “beleza” nem o meu status na sociedade (também se prejudicar estou pouco me incomodando para isso), pelo contrário ajudou-me imenso a crescer e a me transformar naquilo que sou hoje.
Lavar as mãos é algo que deve fazer sempre parte da nossa higiene diária e não somente aquando uma onda de notícias sobre uma epidemia de gripe!
O problema, somos nós que não conseguimos ainda viver em sociedade!
Temem tocar num animal e não pensam na higiene das pessoas que cumprimentam, e tocam no dia a dia!
Temem uma doença transmitida por um animal e andam por aí a desafiar a SIDA e as Hepatites!
Não permitem que as crianças entrem em contacto com a Natureza e com os animais inclusive, e criam crianças cada vez mais dependentes de antibióticos para curar uma simples constipação!
Crianças dependentes de computadores, de jogos que crescem sem respeitar…amar e compreender a mãe Natureza.
Tive o grande privilégio de, desde criança, crescer ao lado de gatos e de cães. Estes seres sempre fizeram parte da minha vida.
Nem sempre existiu dinheiro para rações nem para veterinários e os tratamentos de urgência eram feitos por nós.
Sempre detestei cães amarrados e era uma luta constante manter os cães livres. Meus pais amarrarem e eu, escondida, retirava as correntes e oferecia-lhes a liberdade, nem que fosse por umas horas.
Bem, o problema é que nem sempre isso acabava bem. De vez em quando sentia o cinto ou o vime nas minhas pernas, mas nunca desistia e uma hora mais tarde lá andavam os cães soltos novamente.
Penso que toda a criança, tem que ter contacto com os animais, tem de apreender a respeitá-los e a amá-los como parte integrante da Vida deste Planeta.
Se isso não for induzido às nossas crianças, a Humanidade corre o risco de estar a transformar-se numa geração de humanóides.
Vamos todos reflectir um pouco, sobre o que fazemos para preservar a Vida neste Planeta Terra.
Alguém um dia escreveu que a espécie Humana eram os parasitas deste Planeta. Acreditamos?
Natália Vieira

Sem comentários: