"Se tens um coração de ferro, bom proveito. O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo o dia." José Saramago

https://www.facebook.com/associacao.animad

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Cuidados a ter com os animais

Ouvidos
Deverá também cuidar regularmente da limpeza dos ouvidos do seu cão, utilizando uma cotonete ou uma mecha de algodão, e tendo o cuidado de não a introduzir demais no canal auditivo, correndo o risco de provocar qualquer lesão no animal. As limpezas em maior profundidade deverão ser reservadas para o veterinário.
Poderá tentar retirar os pelos presentes junto ao canal auditivo externo, que contribuem para o aparecimento de problemas, bastante mais comuns nas raças de orelhas pendentes.

Cuidados dentários
Os cuidados dentários têm também uma importância a salientar. Os cães têm duas dentições, a temporária e a definitiva. A dentição temporária é constituída por 28 dentes, 14 em cada maxilar; a erupção destes dentes ocorre a partir das 3 semanas de idade estando completa às 6 semanas de idade.
A dentição definitiva é constituída por 42 dentes, 20 superiores e 22 inferiores; a substituição dos dentes incisivos temporários pelos definitivos decorre entre os quatro meses e os sete meses de idade. Durante esta fase os animais têm comichão nas gengivas e tendem a roer objectos para a aliviar. Assim, os animais devem ter à sua disposição brinquedos para roer, de modo a evitar que destruam os objectos e mobiliário de casa. As cáries, tártaro e inflamações das gengivas são problemas que também acontecem nos cães e que podem ser evitados, ou ver diminuída a sua gravidade, seguindo algumas regras básicas. Deve escovar os dentes do seu cão, de preferência diariamente (no mínimo, uma vez por semana), utilizando uma escova de dentes específica para cães (alternativamente poderá utilizar uma escova infantil) e uma pasta formulada também especialmente para cães. Habitue o animal à escovagem dos dentes, começando por lhe massajar as gengivas com os seus dedos, depois com uma gaze enrolada à volta do dedo e finalmente com a escova. Depois de habituado à escova poderá então introduzir a pasta de dentes. A alimentação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de tártaro. Devem ser evitados alimentos cuja consistência favoreça a aderência aos dentes. Os alimentos e os brinquedos que estimulam a mastigação desempenham também uma função profiláctica importante.

Corte de unhas
É também comum, especialmente nos cães mais pequenos, a necessidade de aparar as unhas. Poderá fazê-lo em casa, utilizando de preferência um instrumento adequado para cortar unhas a cães, e tendo o cuidado de não cortar demasiado provocando uma hemorragia.
Quando as unhas são claras, é relativamente fácil verificar até onde é possível cortar sem ter esse problema; quando as unhas são escuras poderá ser mais prudente reservar a tarefa para o veterinário.

CUIDADO COM O CALOR!
Os cães sofrem muito mais com o calor do que os humanos. Não transpiram, com excepção das almofadinhas plantares onde se encontram glândulas sudoríparas, tentando sim manter a sua temperatura corporal dentro dos limites ideais aumentando a frequência respiratória, o que aumenta a quantidade de ar frio em contacto com a rede vascular pulmonar.
Existem algumas medidas básicas que devem ser acauteladas de modo a prevenir os sintomas e as consequências do calor, entre as quais:
- Ter sempre água fresca e sombra à disposição do animal- Nos dias quentes os passeios mais demorados devem ser guardados para a noite ou manhã cedo. - Nos cães de pelo comprido é aconselhável uma tosquia de verão.
- E não se esqueça:Nunca deixe um cão fechado dentro de um carro, nem o leve para a praia durante as horas de maior calor.

3 comentários:

Unknown disse...

E complicado perceber, ate onde nos leva por vezes a indiferença aos sentimentos dos animais. Será que algum dia haveremos de nos aperceber disso??? O que espero é que realmente quando nos apercebermos-nos nao seja tarde demais. Da mesma maneira que estamos a contribuir para a extinçao de algumas raças ou quem sabe de todas a nivél animal, um dia somos nós proprios que haveremos de nos extinguir a nós proprios.

Parabéns Natalia, continua seguindo teu caminho, apesar e por vezes o feedback nao ser o mais receptivo, um dia irá ser, como ja diziam os "antigos", "a esperança e a ultima que morre", e no fundo acredito que todos nós um dia haveremos de nos aperceber que somos o ser "Racional".

Orlando Vieira

Natália Vieira disse...

Obrigada, vou precisar de muito apoio.
Beijos

Anónimo disse...

Esta muito lindo ,continua com o teu trab ,continua a ser a pessoa que és.......e de mim terás sempre o meu apoio.beijos