"Se tens um coração de ferro, bom proveito. O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo o dia." José Saramago

https://www.facebook.com/associacao.animad

domingo, 30 de janeiro de 2011

Petição para programa de esterlização animal | DNOTICIAS.PT

Petição para programa de esterlização animal

Subscritores pedem intervenção do Governo Regional

3 comentários
Cópias do documento foram enviadas às autoridades regionais.
FOTO ARQUIVO

Centenas de portugueses e estrangeiros solicitam às entidades regionais, através de uma petição, liderada por Natália Vieira, um programa extenso de esterlização de animais, com ou sem dono.

"Como ilha que somos e com as maravilhosas características naturais que a Natureza nos brindou, temos todas as capacidades e características para conseguir um bom trabalho nesta luta em prol dos animais", salienta na carta enviada à secretária regional do Turismo, Conceição Estudante, ao secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel António Correia, e ao presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim.

Natália Vieira sublinha que, desta forma, "podemos transformarmo-nos num exemplo a nível de Portugal e, quem sabe, a nível mundial".
Esta defenosra dos animais lembra que a nossa ilha, "com todas as potencialidades que tem para oferecer a todos os que nos visitam, tem, infelizmente uma mancha que a acompanha para além do horizonte". E essa "mancha", sublinhou, é a "imagem negativa que deixamos, em relação ao abandono animal, a todos os que nos visitam".

O projecto defendido na petição passa pela união entre clínicas, associações, privados, governo e outras entidades, o que, segundo Natália Vieira, "não acontece nos dias de hoje, pois a divisão e os interesses particulares de cada um ultrapassam os interesses dos animais e da própria população".

"Teria que ser o Governo, tomando rédeas de líder, a coordenar esta união com um único objectivo final: a diminuição drástica da reprodução de cães e gatos e, quando estas existissem, que fossem controladas e efectuadas com rigor."

A principal subscritora desta petição assume que se trata de "um projecto grandioso", numa altura em que a Região e o país, atravessam uma fase de contenção de custos. No entanto, salienta que, "se esse plano existisse, bem organizado e elaborado", muitos seriam os apoios que conseguiriam.

Além disso, os subscritores da petição pedem ainda a intervenção do Governo na obrigatoriedade da aplicação da lei em prol da protecção animal, já existente, mas pouco aplicada. "Para isso, poderiam ser as próprias câmaras e juntas de freguesia a actuarem perante a população, inventariando, controlando e registando todos os animais existentes", refere Natália Vieira.

A recolha de assinaturas está a ser feita em duas páginas da Internet, uma em português, com 215 subscritores, outra em inglês, já com 577.


Petição para programa de esterlização animal | DNOTICIAS.PT

1 comentário:

Movimento AMA disse...

Força Natália!!! Fiquei muito feliz de ver hoje a notícia do Diário lado a lado com a do Manifesto Contra o Abate de Animais Saudáveis nos Canis Portugueses!!!
Pena não teres estado presente!!
Abraço!!!