"Se tens um coração de ferro, bom proveito. O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo o dia." José Saramago

https://www.facebook.com/associacao.animad

sábado, 28 de novembro de 2009


DNOTICIAS.pt - Serviço de documentação e impressão
Sem mãos a medir
PATA recolhe cadelas e descobre duas ninhadas com nove cachorrinhos

Data: 27-11-2009

Os voluntários da associação PATA não sabem já o que fazer às ninhadas de cães e gatos que recolheram nas últimas semanas. Não há donos para tantos animais e, quem gosta de bichos, tem a lotação completa, às vezes só aceita mais um por caridade.

Alertada pela reportagem do DIÁRIO sobre os animais abandonados no Rabaçal e na Choupana, a associação conseguiu recolher alguns cães, entre os quais duas cadelas e nove cachorrinhos. Sem lugar onde os deixar, tanto as cadelas como os filhotes estão numa clínica veterinária ('Vetmedis', em Machico) à espera de adopção.

Três dos cães bebés foram adoptados, mas o problema parece não ter fim e, nos últimos dias, chegaram mais duas ninhadas à associação PATA. "Recolhemos uma cadela que, no dia seguinte, teve uma ninhada de três cachorrinhos. E, na área da Quinta do Lorde, encontrámos dois cães pequenos, ainda de olhos fechados que foram alimentados de biberão".

Fátima Gonçalves, a responsável pela PATA, abana a cabeça, enquanto segura um dos cachorrinhos recolhidos. Está doente e a soro, as condições do nascimento não foram as melhores, mas a voluntária da associação tem esperança, há-de recuperar. As despesas na clínica são por conta da PATA, tal como as esterilizações de todas as cadelas recolhidas.

Mesmo assim, com as despesas pagas, não tem sido fácil encontrar um dono para tantos animais abandonados. "Há sempre mais cães e mais gatos pequenos abandonados. As pessoas ainda não perceberam que a única solução para este problema é a esterilização de cadelas e gatas". As casas dos voluntários, dos conhecidos e amigos estão cheias, todos têm mais animais do aqueles que deviam ter.

"As pessoas não esterilizam porque dizem que é muito caro, porque é bonito ter uma ninhada e acreditam que vão encontrar um dono para todos os cachorrinhos". Só que nem sempre é assim, não há tantas pessoas disponíveis para ter um animal de estimação". E, enquanto não se avançar com uma campanha de esterilização, as histórias de cães e ninhadas abandonadas vão continuar a repetir-se. Para já, a PATA tem várias ninhadas à espera de um dono, simpático e responsável, que não os abandone depois de crescidos.

PATA desiste da instância na acção contra os municípios da região

A associação PATA desistiu da instância na acção movida contra os municípios da Madeira, cujo julgamento estava agendado para Janeiro de 2010. Uma acção motivada pelo alegado não cumprimento da legislação municipal relativamente aos animais. A informação foi avançada pela dirigente regional da associação, Fátima Gonçalves, à margem do jantar de beneficência realizado ontem pela PATA. Uma decisão baseada no facto de terem sido alcançados os principais objectivos, nomeadamente "que o canil do Porto Santo deixasse de ser uma arena" e que "as pessoas começassem a falar mais dos animais e tivessem mais alguma sensibilidade para o assunto". No jantar de ontem, que serviu para angariar fundos para as actividades da PATA, Fátima Gonçalves apelou "à esterilização dos animais", bem como à "consciencialização" em relação à adopção dos animais. Porque, realça, adoptar não pode ser visto como "um capricho", já que representa "encargos e responsabilidades" que não podem depois ser descartados.

Marta Caires e Nélio Gomes

© Está expressamente proibida a distribuição e a utilização dos diferentes conteúdos dos servicos do DNOTICIAS.pt, sem consentimento prévio da Empresa Diário de Notícias, Lda.

Sem comentários: