"Se tens um coração de ferro, bom proveito. O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo o dia." José Saramago

https://www.facebook.com/associacao.animad

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Adeus Lisy

 



A Lisy foi um daqueles casos que tocou...
Quando nos pediram apoio para esta menina, nunca imaginei o que iria encontrar.
Encontrei uma cadela amorosa, doce, amarrada ao pé duma casota e ao lado comida azeda, sobreposta uma por cima da outra.
As senhoras que a tinham, choravam pois não sabiam o porque dela não querer comer, nem levantar. Posso perguntar. Sim, são culpadas mas.... não seremos muitos de nós culpados pela ignorância que por aí anda em relação aos animais?
Durante anos e anos, nunca se cultivou uma cultura de respeito pelo próximo, pelos seres de outras espécies. Estes, sempre foram olhados, pelo povo, pela política, pela religião, como seres para vigiar casas, para ladrar às visitas indesejadas, como símbolos de moda, etc.
Milhares de animais são eutanasiados e mortos da forma mais horrenda ano nesta ilha e continua-se a olhar para o lado, tapando o chamado "lixo" para debaixo do tapete.!
Até hoje, e embora muita mentalidade já esteja a mudar, muitos são os animais que sofrem, mesmo com o trabalho de algumas associações, clínicas e privados.
Chega! Chega!
Cabe a cada um de nós fazer o que está ao nosso alcance pois nem as associações conseguem sós.
É um trabalho árduo, inglório, doloroso e penoso mas, gratificante quando se consegue salvar uma vida.
Não foi o caso da Lisy...
A Lisy tocou no meu coração e no coração de muitos... Sofreu, foi acolhida pela ANIMAD após uma denúncia, foi tratada com muito carinho e cuidado pela Vetmedis, foi adoptada pela Mónica Lourenço que lhe ofereceu um amigo, também damalta, um lar e comida fresca. Teve uma nova oportunidade para ser feliz.
Mas... na lei da vida, igual para humanos e animais, era demasiado tarde para a Lisy...pois  existiam forças superiores à nossa vontade...um cancro maligno na tiróide.
Começou a decair, não comia, apanhou uma forte diarreia que a tornou ainda mais delibitada e o seu cancro maligno começou a dominar a sua vontade de viver.
Estava a sofrer e hoje, decidimos colocar um fim à sua dor.
Quer onde estejas minha amiga, desculpa... Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance, tentamos levar-te a nossa energia a nossa força mas a morte estava a te arrancar de nós.
Chorei ontem...choro hoje, e chorarei sempre que penso em ti e na decisão que tive que tomar para terminar o teu sofrimento.
Hoje, estou esgotada... cansada de tanta arrogância, ganância, hipocrisia... Choro por ti e por toda a Humanidade...
Mas, tenho a certeza que onde quer que estejas neste momento, irás nos dar força a todos, todos sem excepção que lutam em prol dos maus-tratos e dos abandonos animais, e que estenderás a tua patinha para nos ergueres, sempre que não tenhamos mais força e que sintamos vontade de desistir.
Até um dia Lisy... foste muito especial para mim e para todos nós...
Que a tua dor, a tua imagem e a tua partida seja lembrada e sirva de ponto de partida para que grandes lutas se iniciem em prol da defesa da tua espécie.
Um beijo do tamanho do Universo amiga...

Natália Vieira

5 comentários:

Ana Rita disse...

Só posso lamentar com toda a sinceridade a desumanidade a que esta menina foi sujeita... como dar os parabéns a quem tentou e fez de tudo para fazer a diferença por esta menina. Sei que estão a sofrer, mas precisava que me ajudassem. Eu conheço um caso semelhante e não sei o que fazer.
Vivem perto de mim, têm a cadela presa e não lhe dão comida ou então ela não come. Está pele e osso é asssustador. Já lá fui e fui mal recebida, mas consegui dar comida aquela menina que quase me comeu a mão e a lata, tal não era a fome... Não posso ficar com ela,porque já tenho 5 cães todos abandonados, mas não posso conviver com esta situação. O que posso fazer? Já falei com a suposta dona (que saiu de casa), mas essa não quer saber. E quem lá está também não quer. Se chamar as autoridades, levam-na para o canil que é de abate. Se me puderem ajudar, ficaria muito grata.
ARB.

Helene Fernandes disse...

Lamento muito Natália... quando soube que a Lisy tinha sido adoptada estava já radiante à espera de ver aquele corpinho ganhar mais alguma carne e tornar-se de novo numa cadela ainda mais bonita... lamento que tenha sido tão maltratada. Ainda que não tenha sido um caso feliz, o importante é que os ultimos dias da Lisy foram preenchidos com cuidados, carinho e amor. Certamente é uma melhor maneira de terminar a vida...

Kurt flores disse...

Nao ha palavras nao conhecia o caso e digo, Chorei que me matei , sou homen e nao tenho vergonha disso ao contrario de muitos! NATALIA CONTINUE O MUNDO ANIMAL PRECISA DE VOCE E TODA A GENTE TODA MESMO, QUE AJUDOU ESTA PATUDA! SO PEÇO JUSTIÇA!!!!!!!

4 Animals disse...

4Embora muito triste o desfecho desta história, resta o consolo de saber que esta menina teve a hipotese de saber o que é o amor, o respeito, o carinho, uma CASA na verdadeira acessão da palavra. Uma casa que os deve proteger, acarinhar e proporcionar tudo a que têm de direito. Porque se existem anjos na terra, os animais são de certeza anjos, que nos ensinam a amar sem pedir nem querer nada em troca. o seu amor é puro e desinterresado.

E como acredito que a nossa passagem pela terra é breve e espero que um dia as almas boas e puras se encontrem.

Até já Lisy.

marina disse...

força,sei o quanto duro é sentirmos que estamos a salvar uma vida e ela a fugir-nos das mãos,no entanto a Lisy soube o que é ser amada cuidadada e respeitada até na morte bem haja por terem ajudado mais esta menina e força porquye infelizmente os casos são muitos e nós somos poucos...mas vamos conseguindo.fica em paz meu anjo e a decisão de os adormecer é uma decisão corajosa de mostra de amor!!!!