"Se tens um coração de ferro, bom proveito. O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo o dia." José Saramago

https://www.facebook.com/associacao.animad

sábado, 31 de outubro de 2009

Animais amigos

Deixo uma pergunta no ar:

Será que são os gatos que não são como antes ou será que, ao contrário dos Humanos, eles já aprenderam a viver com os de outras espécies?

Espero que gostem pois eu adorei!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

AJUDE A AJUDAR!


Achei esta iniciativa de louvar!

Consultem o site:

http://wecare4animals.blogspot.com/2009/10/80-associacoesgrupos-de-ajuda-de-norte.html e ajudem da melhor maneira possível.


Para os que vivem na Madeira, temos a PATA que faz um trabalho magnífico, e que na maioria das vezes fica no anonimato;

Temos a SPAD que independentemente dos "defeitos", também possui animais que precisam de ajuda;

E temos muitos particulares, que ajudem animais, que levem animais para casa, que pagam muitas despesas de veterinários, aos deles e a animais de rua, e que também precisem de ajuda. Olhem em redor e encontrarão essas pessoas.

Se todos nós contribuirmos com algo, estaremos a colaborar com muito...

Obrigada!

Natália Vieira



"Existem em Portugal, contabilizadas pela wecare4animals, na lista que está na parte direita do blogue , 80 associações e grupos que lutam para ajudar animais através de Famílias de Acolhimento Temporário e as mais diversas iniciativas.

80 que conhecemos. Fará outras que poderão existir ou outras pessoas que se vêem nas mesmas situações a ajudar animais e nós não sabemos. Estas 80 associações têm necessidades, muitas delas têm terrenos onde albergam imensos animais e muitas delas passam por muitas dificuldades para os conseguir pelo menos alimentar.

Digo, pelo menos, porque para além dos encargos na alimentação (para a qual a grande maioria dos donos que os lá deixam se estão, provavelmente, a marimbar...), as associações gastam fortunas no veterinário, muitas vezes porque as "suas excelências" atiram os cães à sua sorte para o meio da estrada.

Digo associações e digo pessoas que têm a coragem e boa vontade de ver um animal na estrada e o acolher. Não desvalorizo quem não o faz, não é fácil, nem sempre podemos acolher todos os animais que vemos na rua nestas situações. Mas admiro profundamente quem o faz...

Quem o faz que limpa o mal de quem não tem um pingo de vergonha na cara e que, para além de abandonar, ainda dá ao pobre animal um passaporte para a morte, que, só não o é, porque estas pessoas o salvam.

Isto, e já me estou a desviar, para dizer que estas associações/grupos/pessoas PRECISAM de AJUDA!!!

Não é preciso ser dinheiro. Às vezes basta ajudar a suprimir uma necessidade. Cada pessoa dá o que pode.

Se todos ajudarmos com ração para uma associação já é menos uma dor de cabeça para quem tem de assegurar, das mais variadas maneiras, a alimentação e toda a despesa destes animais. E se todos ajudassemos com 4 kg de ração para uma associação perto da nossa casa? E se cada um nós contribuíssemos com 40 CÊNTIMOS para um frasco de soro fisiológico para ajudar?

Podem achar que não faz diferença. Até pode não fazer. Uma pessoa sozinha não pode fazer a diferença nem ajudar em tudo, por muito boa vontade que tenha. Mas se nos juntarmos todos, se as famílias se juntarem todas, assim sim é POSSÍVEL!!

ESTE É POR ISSO O NOSSO APELO!

Apelamos a todas as famílias de Portugal que percam 5 minutos a ver a lista das associações e vejam as que são perto da sua zona de residência.

Mas afinal qual o papel da wecare4animals na elaboração do cabaz solidário??


Ajudar a que todas as famílias possam ter conhecimento das associações e das suas necessidades
Divulgar a iniciativa e divulgar no blogue quais as associações que vão ser beneficiadas

Cada família reune os donativos que conseguir (vejam aqui a lista) e entrega depois no terreno da associação.


Pedimos a todos que colaborem e que apesar de no regulamento ser complicado, apenas pedimos:

Mande e-mail a dizer que pretende reunir o cabaz e diga-nos qual a associação a ajudar
Nos diga quando tiver o cabaz e quais os donativos oferecidos
A wecare4animals está a dar o máximo para fazer esta ideia dar frutos e fazer com que associações de Norte a Sul do país possam ser ajudadas. Oferecemos o pouco tempo que temos para divulgar e ajudar a ajudar.

Ajude-nos a ajudar e faça o tempo de escrita deste apelo valer a pena!

DIVULGUE A INICIATIVA NAS REDES SOCIAIS, NOS BLOGUES!

Prometemos responder a todos os e-mails, o mais rapidamente que nos for possível!

MUITO OBRIGADA!!

We care 4 animals and you?

Qualquer dúvida ou esclarecimento: wecare4animals@hotmail.com

http://wecare4animals.blogspot.com/

PS: Pedimos também que, se puderem, nos dêem feedback quanto à lista (se houver algum erro, alguma associação que falte...)

Na foto: um dos muitos cães da Associação dos Amigos dos Animais de Santo Tirso. Esta associação gasta 120 quilos de ração por dia....

Chegou a ter uma despesa no VET que num mês a conta chegou aos 3000 euros...

Mais informações sobre cabaz solidário:

http://wecare4animals.blogspot.com/2009/10/regulamento-cabaz-solidario-familia.html

http://wecare4animals.blogspot.com/2009/10/cartaz-cabaz-solidario-familia.html

http://wecare4animals.blogspot.com/2009/10/mais-donativos-para-o-cabaz-familia.html

Posted by SOS Animais at 2:16 PM
Labels: projectos, textos, wecare4animals primeira pessoa"

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Arquipélago da Madeira no seu melhor!!!!
Temos ou não motivos para nos orgulhar do nosso "desenvolvimento"?!

Natália Vieira


DNOTICIAS.pt - Serviço de documentação e impressão
Canil inaugurado continua fechado no Porto Santo
Há relato de que animais continuam a ser atirados "pelos morenos abaixo"

Data: 22-10-2009

"Foi com pompa e circunstância que, em vésperas de eleições, a 5 de Outubro último, o novo canil/gatil do Porto Santo foi inaugurado. Quinze dias depois, está licenciado mas continua sem acolher animais. Segundo conseguimos apurar, problemas burocráticos estão a 'empatar' a abertura da infra-estrutura. Falta assegurar o funcionamento de um veterinário (provavelmente em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente) e, até, prever dotação orçamental para rações.Contactado pelo DIÁRIO, o presidente da Câmara, Roberto Silva avançou com mais uma explicação: A Câmara está "em gestão" desde as últimas eleições Autárquicas não podendo tomar decisões sobre, por exemplo, assinatura de protocolos com outras entidades ou contratação de pessoal.Será o novo elenco camarário, depois de tomar posse, a pôr a infra-estrutura a funcionar. Roberto Silva espera que isso aconteça entre os dias 15 e 30 de Novembro. Sobre a crueldade com que alguns portossantenses tratam os animais (há relato de que animais continuam a ser envenenados e outros atirados pelos Morenos abaixo), Roberto Silva disse que isso é "um mal geral.Refira-se que na inauguração do canil, o presidente do Governo reconheceu o 'mérito' da decisão tomada pela Câmara em partir para uma solução deste género. O que não se disse foi que ela foi tomada depois de um longo rol de denúncias públicas sobre a precariedade das instalações então existentes e, inclusive, de uma providência cautelar movida em 2006 no Tribunal pela Associação de Defesa dos Direitos dos Animais, 'Porque os Animais Também se Amam' (PATA) para obrigar as autarquias a cumprir as suas obrigações em matéria de animais errantes (legislação de 2003). Aliás, a Associação de Municípios (AMRAM) ensaiou uma solução global, em matéria de recolha e acondicionamento condigno de animais para todos os 11 municípios da Região, mas a soluções gorou-se.O Porto Santo partiu para a construção da infra-estrutura que está situado no sítio das Eiras. O empreendimento é composto por três áreas (administrativa, veterinária e espaço para os animais) possui 37 boxes para cães (quatro para isolamento e três de maternidade). O gatil poderá receber 16 felinos (dois de isolamento e dois de maternidade). A obra custou 840 mil euros. Na altura da inauguração, Roberto Silva congratulou-se por os serviços do Município poderem finalmente dar resposta adequada a uma problemática que vinha dando uma má imagem ao destino turístico da ilha."

Emanuel Silva

sábado, 17 de outubro de 2009

Cadelinhas à procura de dono

Estas duas meninas branquinhas estão a precisar de um dono.
Estão na zona da Cancela e correm riscos de vida.
Quem as alimenta, suspeita que por serem fêmeas possam estar em perigo até porque, já houve quem lançasse ameaças.
Nós nos responsabilizamos pela esterilização gratuita das duas cadelas e assim, quem ficar com elas, não tem problemas com ninhadas indesejadas.
Ao contrário do que as pessoas pensem, as cadelas são animais muito amorosos e criam fortes laços com os donos. Sendo assim, elas só trariam felicidade às vossas vidas.
Caso queiram adoptar estas duas meninas, sem custos, entrem por favor em contacto comigo pelo 918275288 ou por mail.
Levante-se e faça algo, ajude!
Obrigada
Natália Vieira

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Artigo DN Madeira

DNOTICIAS.pt - Serviço de documentação e impressão;
http://www.dnoticias.pt/Default.aspx?id=040107

Francisco Fernandes
Animais e carrascos
Data: 16-10-2009


Mais uma vez mostro o meu descontentamento com pessoas que maltratam animais na Madeira. falando de cães e gatos, cada vez vejo mais cães a vaguearem pelas estradas, abandonados, cheios de fome, alguns com uma corda ao pescoço e acabam por ser atropelados mortalmente. Tem acontecido frequentemente na descida do caminho das Quebradas de Baixo, junto ao entroncamento do Laboratório regional em São Martinho. Gatos e gatinhos mortos por atropelamento junto à minha residência. Alguns desses gatos são deixados por pessoas que atiram para o jardim a misturarem-se com os meus. A maioria são gatinhas. Já levei alguns para a SPAD e não aconselho as pessoas a deixarem cães e gatos na SPAD porque acabam por matá-los à eutanásia. Não há dinheiro para operações gratuitas, mas para matá-los existe sempre. Alguma coisa está mal. O Governo Regional e as Câmaras Municipais deveriam preocupar-se por esta situação, para bem do turismo e da saúde pública. Não é darem subsídios à SPAD para eutanásias, mas sim arranjarem canis para cães e gatos abandonados e tratá-los como fazem noutros países. Espero que o novo canil do Porto Santo tenha sido um exemplo ao povo madeirense. Espaços não faltam. Falta é consciência das pessoas. Condeno os empreiteiros que têm estaleiros de obras com cães amarrados à fome e à sede e acabam por morrer! Conheço alguns... Há algum tempo veio um vereador dizer à população para não darem comida aos pombos de modo a evitar a procriação do género. Pois digo ao vereador da CMF que proceder desta maneira é considerado um carrasco da espécie animal. Noutros países europeus as pessoas são livres de alimentar os pombos (símbolo da paz) e as autoridades não pagam aos empresários para deitarem veneno, como se passa na Madeira.(...)

Francisco Fernandes


Muito bem primo!
Reparei que cortaram o teu texto e não o colocaram na totalidade.
Já não escrevo para este espaço à algum tempo por ter me chateado com o Director do DN Madeira, mas, não desisti. Ando só sem motivação e por isso, libertei o espaço das Cartas de Leitores para outros assuntos que o DN acha mais "importantes".
Mas, não se pensem que desisti.
Deixo aqui o teu trabalho para que outros possam ler.
Continua a ajudar os animais da zona onde nascemos embora saiba que, assim como eu, não são só esses que ajudas.

Fica bem

Natália Vieira

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

foto bruno simões castanheira/JN

"Um menino de cinco anos, desaparecido anteontem à noite, terça-feira, em Pegões, Montijo, sobreviveu numa floresta graças à companhia e ao calor que lhe deram de noite dois cachorros, que o acompanharam durante mais de 15 horas.
Esta história acabou bem mas, ao longo de várias horas, família, vizinhos, GNR e bombeiros acreditaram que o pior poderia ter acontecido a Pedro Miguel Ximenez de Elvira, em Pegões. E razões não faltavam: de cinco anos e após um período de institucionalização - tendo regressado ao seio familiar recentemente -, a criança desapareceu de casa, anteontem, entre as 18.30 e as 19 horas, num monte da localidade rural. Na sua companhia levou duas pequenas cadelas, a Violeta e a Sevilha, que habitualmente não o largam.
Durante horas o menor andou desaparecido numa floresta vizinha, vestindo uma t-shirt e uns calções. Acabou por ser uma idosa a encontrá-lo, pelas 10 horas - sentado, cabisbaixo, com as mãos entre as pernas e ar assustado -, debaixo de uma árvore, em frente à sua casa. Ao seu lado: os cães.
Com outros quatro filhos (de 11, 13, 17 e 21) e de origens espanholas, Iolanda e João de Elvira deram pelo desaparecimento do pequeno às 19 horas.
"Cerca das 21,40 fomos contactados pela GNR, para ajudarmos nas buscas de uma criança, cujos pais moravam ali há cinco meses. Enviámos 11 homens e uma ambulância. Como é zona de poços, acreditávamos que estivesse num deles", explicou, ao JN, Urbano Emídio, comandante dos bombeiros de Canha.
Numa área de 2,5 quilómetros, as buscas foram reforçadas com a equipa cinotécnica da GNR [seis cães], a mesma que participou na Operação Madie, na Praia da Luz. "A luz era muito pouca e o mato denso. Nem imagina o que nos passou pela cabeça(...)", admitiu Paulo Ferreira, vizinho da família, que acompanhou as operações.
Terá sido a fome que aproximou Pedro da casa da idosa. "Quando lá chegámos, já estava a comer. Não tinha ferimentos. Perguntámos-lhe onde tinha dormido. Apontou para a floresta e disse que na companhia dos cães. Aqueceram-no e foi a sorte dele. Ainda assim, espirrava muito", adiantou Urbano Emídio.
A criança foi encaminhada para a unidade de pediatria do Hospital do Barreiro, onde ainda estava em observação ao fecho da edição. Ao JN, o pai pouco mais explicou. O caso está já nas mãos da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do Montijo, que já tinha sinalizado este e os outros menores da família Elvira.
Madrugada de ansiedade
Afasta-se de casa em silêncioPedro sai de junto da família pelas 18.30 horas, de anteontem, sem que alguém note o início da sua caminhada. Algum tempo depois [meia-hora] a família dá o alerta.
Início de uma longa noite
Tanto a GNR de Canha, que contou com o apoio da equipa cinotécnica, como os Bombeiros de Canha, realizaram buscas durante toda a noite numa área de 2,5 quilómetros.
Padeira descobre menorÀs 10 horas de ontem, uma idosa, quando se preparava para cozer pão apercebeu-se do menor, sentado debaixo de uma árvore, acompanhado dos cachorros."

terça-feira, 13 de outubro de 2009

FINALMENTE EM PORTUGAL!!


Finalmente em Portugal!

Agora é necessário todos nós colaborarmos ajudando na fiscalização e denunciando todos os que não cumprirem a lei.


Natália Vieira



(In “Expresso.pt”, 12 de Outubro de 2009, http://aeiou.expresso.pt/circos-proibidos-de-comprar-animais-selvagens=f540967)

A exibição de animais nos circos tem os dias contados com a publicação de uma lei que proíbe a compra de novos macacos, elefantes, leões ou tigres e que impede a reprodução dos animais já detidos pelos circos.

A portaria 1226/2009 , publicada hoje e que entra em vigor na terça-feira, divulga uma lista de espécies consideradas perigosas, pelo seu porte ou por serem venenosas, que só podem ser detidas por parques zoológicos, empresas de produção animal autorizadas e centros de recuperação de espécies apreendidas.

Os circos não fazem parte da lista de excepções, assim como as lojas de animais, que também ficam proibidas de vender cobras de grande porte ou venenosas, algumas aranhas ou lagartos.

Entre as espécies cuja detenção passa a ser proibida pela nova lei - excepto para os zoológicos e as entidades autorizadas - incluem-se todas as espécies de primatas, de ursos, de felinos (excepto o gato), otárias, focas, hipopótamos, pinguins ou crocodilos.

A proibição abrange ainda, na classe das aves, todas as avestruzes, e, na dos répteis, as tartarugas marinhas e as de couro, assim como serpentes, centopeias e escorpiões.

Registo obrigatório

No preâmbulo do diploma, o Ministério do Ambiente justifica a nova lei com motivos relacionados com a conservação dessas espécies, com o bem-estar e saúde dos exemplares e também com a garantia de segurança, do bem-estar e da comodidade dos cidadãos "em função da perigosidade, efectiva ou potencial, inerente aos espécimes de algumas espécies utilizadas como animais de companhia".

A portaria ressalva a situação dos espécimes já detidos aquando da entrada em vigor da lei, na terça-feira, bem como dos híbridos dele resultantes, que devem ser registados no Instituto da Conservação da natureza e Biodiversidade (ICNB) no prazo de 90 dias.

Os detentores de espécimes das espécies listadas no diploma têm de ser maiores de idade e fazer o registo no ICNB.

O diploma determina ainda que não é "permitida a aquisição de novos exemplares nem a reprodução daqueles que possuam no momento do registo".
Associações de defesa dos animais aplaudem diploma

A associação Animal e a Liga Portuguesa para os Direitos do Animal saudaram hoje o Governo português pela proibição (a médio prazo) da exibição de animais em circos.

"Este é um forte sinal de que o Governo está acordado para esta questão", da exploração dos animais em circos, disse à agência Lusa Miguel Moutinho, da associação Animal.

Na opinião deste responsável, os animais que estão actualmente nos circos deveriam ser retirados e entregues ao Estado, que lhes daria um destino, mas a lei hoje publicada proíbe apenas aos circos a aquisição de novos animais, impedindo apenas que comprem novos e a reprodução dos já detidos.

"Não me parece bem retirar todos os animais dos circos, pois não havia sítio para os colocar", defendeu Maria do Céu Sampaio, presidente da Liga Portuguesa para os Direitos do Animal (LPDA).

A Liga considera o diploma hoje publicado "um passo no sentido de acabar com a exploração dos animais", mas ressalva que agora é necessário que o diploma seja aplicado e que a fiscalização seja implementada.

"Esperemos que a lei se cumpra e haja fiscalização", afirmou Maria do Céu Sampaio.

domingo, 11 de outubro de 2009

APARECEU!

O MATIAS APARECEU!
APÓS TRÊS DIAS DESAPARECIDO E APÓS EU TER INUNDADO A ZONA COM POSTERS DELE, APARECEU EM CASA ASSUSTADO MAS PARECE ESTAR BEM.
PREGOU-ME UMA PARTIDA E ESTRAGOU-ME O FIM DE SEMANA.
TEM A FERIDA DO PESCOÇO UM POUCO FEIA MAS ISSO EU VOU TRATAR.
DESCULPEM POR ESTE DESABAFO, MAS EU E OS ANIMAIS SOMOS MESMO ASSIM.
AGORA ESTOU BEM PORQUE SEI QUE ELE ESTÁ BEM.
OBRIGADA

Natália Vieira

ENCONTREM O MATIAS...POR FAVOR...



DÁ PELO NOME DE MATIAS

Gato todo preto e de olhos verdes
Tem uma pequena ferida no lado esquerdo do pescoço que precisa de tratamento e está castrado.

É UM DOS MEUS GATOS QUE AMO MUITO...POR FAVOR SE O ENCONTRAREM DIGAM ALGO...
DESAPARECEU DE CASA DA RUA DA CALÇADA Nº 74 – CANIÇO DE BAIXO

SE O ENCONTRAR OU SOUBER DO SEU PARADEIRO, LIGUE POR FAVOR, PARA O NÚMERO:

918275288 para Natália Vieira

Obrigada

Natália Vieira