"Se tens um coração de ferro, bom proveito. O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo o dia." José Saramago

https://www.facebook.com/associacao.animad

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Desabafo...

Quando era criança, minha mãe explicou-me a importância de Deus. Por palavras doces, dizia-me que, se fosse desonesta, se mentisse ou outras coisas mais, iria ser castigada e não seria aceita no reino dele.
Fui crescendo…e comecei a me aperceber que aquele Deus que me faziam crer ser tão justo e honesto, provavelmente não existiria.
Sabia que a magoava dizendo isso mas eram poucos os argumentos que ela tinha para se justificar.
Mesmo não acreditando nesse Deus, cresci, acreditando nos ideias que ela me falava: na justiça, na verdade, no amor, no carinho…e até hoje todos eles fazem parte do meu dia a dia, fazem parte de mim.
Anos depois, esse mesmo Deus que ela adorava, levou-a consigo relativamente cedo demais e pagou a honestidade que ela havia lhe prestado, com o sofrimento e com a dor.
Hoje, quando penso em Deus, quando o procuro, não consigo encontrá-lo. De nada me valem os belos e-mails com belas e magníficas palavras, passando mensagens de Amor, Paz e Esperança.
Certos dias, sinto raiva, outros, revolta e alguns deles, como hoje…melancolia…tristeza.
Olhe em redor e sinto-me de mãos atadas. Gostaria de ser como muitos, que ao virarem a cara para o outro lado, deixam de ver que ali, algo está mal.
Mas…não consigo…não consigo fechar os olhos á realidade.
Perto de celebrarmos o dia da Criança, sei-o que ainda não perdi a criança que está dentro de mim. Quando olho em redor do meu mundo, ainda sinto o dever e a obrigação de mudar algo, de fazer algo pela minha passagem por esta vida.
Com este meu coração sentimental, comovo-me sempre que vejo injustiças, fome, miséria e desigualdades sociais. Mas, isso não me envergonha, simplesmente faz-me sentir bem e viva!
Com este meu coração sentimental, adoptei da rua, 15 gatos e 7 cães e sei-o o quanto custa criá-los.
Como eu, sei que existem muitos que, ajudem a muito custo, muitos animais.
Tentei fazer algo…mas é pouco e nada mais consigo…
Hoje, deixei praticamente, metade do meu ordenado numa clínica, para ajudar uma gatinha, que adoptei recentemente, retirada da rua.
Coloco-me a pensar o que faria se não tivesse o meu ordenado.
Existem pessoas cruéis que abandonem os seus animais por puro prazer, mas outras, acredito que seja por desespero.
Sem saberem para onde se voltarem, tomem atitudes deste género trazendo para o top da sua existência o círculo protector da frieza.
Uma das coisas que tanto ansiei fazer na SPAD, foi criar uma conta para ajudar pessoas como eu, que amem e tentem ajudar os animais e todas as outras que não pudessem ajudar os seus animais nem esterizá-los.
Tentei incentivar veterinários e a Direcção, para este tipo de ajuda e campanhas, obtendo sempre como resposta que só era possível com o pagamento de horas extras.
Pelo menos a conta consegui embora tudo o resto, inclusive a mão-de obra fosse pago.
Os interesses aumentaram, a ganância também e, uma vez mais, o dinheiro soou mais alto ficando o meu humilde sonho por terra.
Hoje sei-o que, a conta já não está para o objectivo criado e como Associação Protectora dos Animais, eutanasiam mais, do que ajudam , já deixando de ajudar animais de pessoas carenciadas.
Sabem o que me dá força?! Ter a minha gatinha, no meu colo neste preciso momento, acabadinha de vir da clínica, a ronronar e a me agradecer com as suas carícias.
É por este facto que, se existe algo que venero, admiro e respeito com toda a minha vontade de viver é única e exclusivamente a Natureza.
É por este facto que, a cada dia que se passa, estes seres, os animais, demonstram-me serem muito mais dignos de viver neste Planeta do que nós, Humanos.

Natália Vieira

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Aquecimento Global

Tocante...
Se isto não vos sensibiliza então a Humanidade está mesmo condenada.
Existem pequenas atitudes que podemos adoptar no nosso dia a dia e levar outros a fazer o mesmo, que podem ajudar a salvar o Mundo!
Nós não somos insignificantes! A união faz a força!
E, se olharmos em nosso redor, se todos nós, gritarmos bem alto, sem medos, que a ambição não poderá continuar a matar inocentes, estaremos a mudar um pouco do Mundo em nosso redor e estaremos a marcar de uma forma positiva a nossa existência.

Natália Vieira

sábado, 23 de maio de 2009

MUITO BEM!


DNOTICIAS.pt - Serviço de documentação e impressão

191 esterilizações no Porto Santo
Campanha levada a cabo por clínica veterinária registou uma grande adesão
Data: 22-05-2009
A sexta Campanha de Controlo de Reprodução na ilha do Porto Santo, levada a cabo pela clínica veterinária Vetfunchal em colaboração da com protectora alemã Anima Hilfe fur Tiere, saldou-se em 191 esterilizações, das quais 88 foram executadas em cadelas e as outras 103 em gatas.A esterilização, realizada ao longo de cinco dias por uma equipa de dois médicos veterinários e cinco auxiliares, teve uma vez mais uma significativa adesão da população porto-santense, que aproveitando o facto de a campanha ser gratuita, não só apresentou os seus animais, mas também teve o cuidado de levar outros recolhidos na via pública. Todos os animais sujeitos à intervenção cirúrgica foram, posteriormente, alvo de identificação com microchips, sendo ainda fotografados e registados em base de dados. Em paralelo com a campanha, os promotores aproveitaram a oportunidade para avaliar a possibilidade de implementação de uma unidade hospitalar veterinária de pequenos animais, capaz de responder a eventuais necessidades em casos extremos. Um exercício que permitiu testar a capacidade de mobilização, logística e operacional de meios humanos e materiais disponíveis na Região e que apresenta a particularidade de ser o primeiro com estas características a ser realizado em território nacional. Desde 1999, data que marca o início destas campanhas, foram já realizadas 724 esterilizações gratuitas na ilha do Porto Santo, das quais 351 em cadelas e as restantes 373 em gatas.
Nélio Gomes
© Está expressamente proibida a distribuição e a utilização dos diferentes conteúdos dos servicos do DNOTICIAS.pt, sem consentimento prévio da Empresa Diário de Notícias, Lda.
SPAD...a cada dia decepcionas-me mais...
Lá dentro, só gentinha com manias de "estrela" e que NADA FAZEM!
Natália Vieira

Boby (o cão abandonado)

Aqui está o meu amigo Boby sem carraças mas ainda muito magro, após ter passado dois dias comigo.

Amigo não posso ficar contigo, já não tenho mais espaço...

Neste momento está bem guardado, ao cuidado de pessoas maravilhosas e à espera de um novo lar. Penso que os dias negros dele já estão quase a terminar.

OBRIGADA DO FUNDO DO CORAÇÃO: DORIS, THELMA E GRAÇA

Aguardaremos boas notícias do nosso Boby.

Natália Vieira

domingo, 17 de maio de 2009

Já encontraram um lar!



Fui informada pela Doris que este dois amigos já têm dono.

Obrigada Doris pelo teu trabalho.

Natália Vieira

Cão abandonado no Caniço de Baixo





Anda na zona do Caniço de Baixo e Rua da Calçada.
Fiquei impressionada quando o vi, pois a magreza e a quantidade de carrapatos era impressionante!
Dei-lhe de comer e uma ampola para limpar a bicharada.
Queria brincar comigo e sempre que o fazia, carrapatos caíam no chão. Impressionante!
Este animal estava a morrer consumido pelos carrapatos.
Estou a dar-lhe de comer sempre que o vejo e penso que as carraças vão agora desaparecer.
É um amor de cão, bonito e tem uns olhos muito doces, é macho. Está assim com este aspecto mas pelo facto de estar mal tratado e magro. Nada que não se resolva com a juda.
Se por um acaso alguém estiver interessado nele (o que eu desconfio porque nunca ninguém está) que me envie um mail ou use o telefone 918275288 que eu tento encontrá-lo.
Obrigada
Natália Vieira